top of page

Nossa Proposta

 

Queremos com este trabalho consolidar o aeroporto de Porto Nacional dentro de um plano territorial de desenvolvimento da região. Os métodos utilizados são baseados em uma nova abordagem da Engenharia Territorial. 

O objetivo principal do programa territorial é aproveitar as potencialidades de Porto Nacional, por meio da melhoria da infraestrutura urbana e da mobilidade, da atração de indústrias, comércios e serviços (formação de centros e centralidades), da recuperação do patrimônio cultural e ambiental. Para isso, o Poder Público deve elaborar uma Operação Territorial Consorciada. 

 

 

Após a realização de estudos dos potenciais da região e da viabilidade de execução dos projetos que possibilitarão um desenvolvimento satisfatório, será definido o consórcio vencedor que formará a Empresa de Desenvolvimento Territorial, a E.D.T.. Com uma concessão por desempenho econômico, esta empresa terá o papel de uma "Holding", exercendo o papel do Poder Público no território consorciado e sendo assim responsável por atrair novos investimentos. 

 

A O.T.C. deve ser voltada para a consolidação do aeroporto, tornando-o economicamente viável através da efetivação de parcerias entre empresas privadas e públicas interessadas, o Poder Público e as operadoras responsáveis pela logística. 
A localização estratégica dentro do estado de Tocantins serve como um grande atrativo para empreendedores nacionais e internacionais e com obras estruturantes finalizadas e em andamento, o município tem o potencial de promover a integração entre os principais eixos de desenvolvimento do País. Por isso, a região é considerada ideal para receber empresas ligadas à Logística e consequentemente, para a formação de um Cluster Logístico. 
 
bottom of page