
Aeroporto de Porto Nacional
Essa Ideia vai decolar!
A exploração do ouro, iniciada em 1722, na Província de Goiás, foi a grande responsável pela formação dos pequenos núcleos que se estabeleceram na região inicialmente, que sempre esteve diretamente ligada culturalmente e economicamente ao rio Tocantins, sendo ele a principal via de acesso à região até o final do século XX.
Com a construção da BR 153 na década de 60, conhecida como Rodovia Transbrasiliana, o eixo de desenvolvimento passou das margens dos rios Araguaia e Tocantins, para as margens da BR 153. Com a construção de novas barragens sem eclusas ao longo do Rio Tocantins, a região só voltou a ter uma maior perspectiva de desenvolvimento quando foi autorizada a criação de uma nova capital em 1989 para o estado recém-desmembrado de Tocantins.
Conhecendo o Município
A construção de Palmas, distante 60 km da cidade de Porto Nacional, trouxe grande potencial de desenvolvimento para a região, que vê em seu rápido crescimento, uma oportunidade para movimentar o comércio local e permitir maior fluxo de capital.
Conhecido pelo potencial agropecuário, o município tem experimentado uma nova fase nos últimos anos, tornando-se o cinturão da soja no centro do estado. A construção da ferrovia Norte-Sul, de eclusas no Rio Tocantins e a ampliação da malha rodoviária trazem vantagens logísticas adicionais e ampliam sua importância a nível nacional.
A população de Porto Nacional, de acordo com o censo de 2013, é de 51.501 habitantes residentes.
