
Aeroporto de Porto Nacional
Essa Ideia vai decolar!
Empresa de Desenvolvimento Territorial - E.D.T.
Segundo Joaquim José Guilherme de Aragão e Yaeko Yamashita:
-
A missão específica a que se destina esse empreendimento é de consolidar comercialmente o investimento privado e fiscalmente o investimento público em infraestruturas mediante a atração de investimentos produtivos na área de influência de uma infraestrutura de referência (no nosso caso no aeroporto de Porto Nacional).
-
Assim sendo, a estratégia a ser adotada nesse tipo de negócio há de seguir as diretrizes de:
a) ajudar a se tornarem efetivos os potenciais econômicos da área de influência do aeroporto;
b) gerar tráfego para o aeroporto;
c) ampliar o mercado de investimentos em infraestruturas e aumentar o espaço fiscal para investimentos públicos.
-
Assim sendo, a EDT prospectaria potenciais produtivos da área e respectivos mercados de exportação; proveria serviços de facilitação de negócio às empresas da região e a outros da cadeia produtiva, assim como clientes independentes; proveria igualmente, no interior das áreas cedidas, espaços e infra-estruturas às empresas clientes (produtores, compradores, transportadores, prestadores de serviço etc.; e encaminharia, na medida do possível, os fluxos gerados pelas atividades por ela ativadas, mas também por outras fora do seu espaço de atuação econômica direta, para o aeroporto.
-
Enquanto negócio, a EDT teria como fontes de ganhos a remuneração por desempenho de geração de tráfego a venda de serviços e receitas do negócio imobiliário e eventuais remunerações por desempenho de geração de tráfego e de crescimento econômico (desempenho fiscal).
-
Para tal, a EDT se estruturaria como uma Holding que se concentraria em uma série de negócios relacionados, que seriam levados adiante mediante um conjunto limitado de subsidiárias autônomas, mas monitoradas pela holding.
-
Entretanto, há de se salientar que essa empresa não deve se institui como um “monstro” amplamente diversificado, assumindo uma diversidades de responsabilidades e riscos. Na verdade, tratar-se-ia muito mais de uma empresa de inteligência de mercado, enxuta, com quadro altamente qualificado, com vistas a especificar e contratar, mediante terceirização, a execução de um número máximo de atividades.