
Aeroporto de Porto Nacional
Essa Ideia vai decolar!
Prefeitura de Porto Nacional está implantando
novo Projeto paisagístico na cidade
Nas suas passagens anteriores pela Prefeitura de Porto Nacional, Otoniel Andrade desenvolveu um destacado projeto paisagístico de grande beleza que encheu ruas, avenidas e praças da cidade de jardins floridos e com muito verde. De volta, no terceiro mandato, ele novamente imprime esta política de revitalização de áreas de convivência social que ficaram oito anos abandonadas, o que desrespeitou a sensibilidade de coletividade moderna do povo portuense.
Era visível o estado de abandono em que se encontravam as praças, jardins e canteiros centrais das principais ruas e avenidas de Porto Nacional, que agora, por determinação do prefeito Otoniel Andrade, estão recebendo intervenções paisagísticas, com bela e expressiva atuação de profissionais das áreas de arquitetura e de jardinagem.
Este transformativo projeto paisagístico comandado pela Prefeitura de Porto Nacional teve inicio, ainda no ano passado, na principal praça da avenida Beira Rio, e agora reinicia nos canteiros centrais da avenida Luiz Leite Ribeiro, que vai receber novo gramado e jardins compostos com um conjunto de centenas de espécies de plantas ornamentais e flores multicoloridas.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Paulo Siqueira, responsável pela execução deste projeto paisagístico, a determinação do prefeito Otoniel Andrade é promover muita beleza nas praças, jardins e canteiros centrais das ruas e avenidas de Porto Nacional. “Nossas equipes já estão implementando esta iniciativa que com certeza dará uma nova cara à nossa cidade”, comentou ele.

Prefeitura subsidia transporte coletivo em
Porto Nacional e tarifa é a mais barata do Tocantins
No Tocantins, o povo foi às ruas e em várias cidades o preço das tarifas do transporte coletivo comandava as reivindicações, principalmente em se tratando dos grandes centros, como a capital Palmas, onde se paga R$ 2.50 pela passagem, o mesmo preço cobrado em Gurupi e Araguaína. Diferentemente destas localidades, em Porto Nacional a tarifa é subsidiada pela Prefeitura Municipal que cobre o valor de um real. Através desta parceria com o grupo empresarial responsável pela concessão, o usuário portuense paga somente R$ 1,50 pela passagem.
Esta política de beneficiar a comunidade portuense com transporte coletivo vem desde 1997, quando Otoniel Andrade assumiu pela primeira vez a Prefeitura de Porto Nacional. Naquele momento, foi desenvolvido um projeto de atendimento aos bairros mais distantes do centro da cidade, que pudesse facilitar a democrática condição de ir e vir das pessoas pertencentes às camadas mais carentes da cidade, e isso ganhou corpo durante todo o período em que ele administrou o município.
Não se sabe por que motivo, mas o projeto implantado por Otoniel Andrade naquele histórico momento, que beneficiou significativamente a comunidade portuense com transporte coletivo, foi interrompido e por 8 anos consecutivos nem ideias foram apresentadas. Agora tudo mudou. De volta à prefeitura de Porto Nacional, ele já está desenvolvendo novas iniciativas neste sentido e o seu primeiro passo foi buscar parcerias que aceitaram suas propostas de trabalhar com tarifas subsidiadas, que será chanceladas após aprovação de Projeto de Lei enviado à Câmara Municipal e que certamente vai beneficiar toda coletividade local, principalmente estudantes, que são servidos na rotas saída da garagem, Pinheirópolis/Posto Visão/Silvo Gás/Supermercado Catarinense/Praça do Centenário/Antiga Estação Rodoviária/Saída para Palmas/IFTO/UFT/ITPAC. Neste trajeto, cerca de 130 alunos são atendidos em média/dia.
“Como homem público, responsável por propor alternativas viáveis e salutares em benefício da nossa comunidade, não poderia me eximir de discutir o que as ruas querem e reivindicam legitimamente. Assim, vamos buscar o diálogo com todos estes setores, mas a princípio já adiantamos nas ações no que diz respeito ao transporte coletivo, pois queremos o melhor para nossa gente. Já nos primeiros dias da nossa gestão fomos buscar parcerias e delas vamos tirar o melhor para construir todas as condições para atender as demandas neste setor. Além de termos o transporte coletivo mais barato do Tocantins, vamos investir para atender a todos com dignidade e respeito”, declarou o prefeito Otoniel Andrade.
