top of page

Aeroporto de Porto Nacional
Essa Ideia vai decolar!
O Projeto de Reativação
A primeira etapa de planejamento da expansão do aeroporto de Porto Nacional consiste na definição da pista. Sendo assim, foi feita uma análise e caracterização da pista atual, que tem 1700m de comprimento, e da pista expandida de 450 metros, totalizando 2150 metros. Deste total, parte é consequência de um aumento devido aos fatores de altitude, temperatura de referência e declividade.
Plantas do Projeto
de Expansão:
Declividade
A declividade da pista gera um acréscimo de comprimento de pista de decolagem de 10% para cada 1% de declividade longitudinal efetivada pista, obtida pela razão entre a diferença da cota máxima e a cota mínima da pista pelo seu comprimento. A pista atual apresenta uma declividade de aproximadamente 0,94%, o que resulta em um aumento de 9,4% no comprimento da pista.
Para planejamento da expansão da pista, foi considerado um aterro da região correspondente a esta expansão de forma a nivelar com o início da pista, de forma que a declividade cai para 0,74%. Isso resulta em uma correção de 7,4% no comprimento final da pista.
Altitude
Com relação a altitude, tem-se um aumento de 7% para cada 300 metros acima do nível do mar. No caso, como mostrado na cota do perfil acima, o aeroporto está a 265 metros de altitude, resultando em um aumento de 6,2% no comprimento da pista.
Temperatura
A temperatura de referência é a média das temperaturas máximas diárias do mês mais quente do ano, sendo que o mês mais quente do ano é aquele que apresenta maior média mensal de temperatura. O mês mais quente do ano para o aeroporto de Porto Nacional/TO foi o mês de setembro.
De forma que a correção na pista de decolagem decorrente da temperatura é dada com relação a temperatura padrão ao nível do mar (15ºC), sendo um aumento de 1% para cada ºC acima da temperatura de referência. Logo, tem-se um aumento de 21,5%.Com isso, considerando os efeitos de declividade, altitude e temperatura conforme mostrados acima o acréscimo total foi de 38,5% no comprimento da pista expandida. Assim, a pista fica com um comprimento aproximado de 1551 metros (5098 ft).
Plano de ruído
O zoneamento de ruído é uma diretriz adotada com a finalidade de possibilitar o desenvolvimento de unidades aeroportuárias e reduzir as interferências da poluição sonora das comunidades próximas. De forma que tem-se as curvas de nível de ruído, feita levando-se em consideração o tipo de aviação e a quantidade de movimentos.
Assim, o aeroporto de Porto Nacional foi classificado como categoria V (Pista de Aviação Regular de Médio Porte de Baixa Densidade), com a curva 1 com comprimento de 300 metros e largura de 200 metros, e a curva 2 com comprimento de 500 metros e largura de 400 metros. O plano de ruído está apresentado na figura abaixo.
bottom of page