
Aeroporto de Porto Nacional
Essa Ideia vai decolar!
O Pátio Multimodal
A plataforma multimodal da Ferrovia Norte/Sul está se consolidando como um polo de desenvolvimento forte no Tocantins, sobretudo no que diz respeito à armazenagem e comercialização de grãos, fertilizantes e combustíveis. A chegada de grandes empresas contribui de forma decisiva para a geração de emprego e renda para o Estado, principalmente em Porto Nacional, que está em 10º lugar entre as micro regiões brasileiras que mais atraem profissionais com alta escolaridade (IPEA, 2013).
Empresas com contrato de arrendamento e operação:
-
EXITO – Cargas gerais
-
GECON – Fertilizantes
-
NOVAAGRI – Movimentação de grãos
-
LOS GROBO CEAGRO – Movimentação de grãos
-
PETROBRAS – Combustível
-
RAÍZEN – Combustível
-
NORSHIP – Combustível




Outro grande investimento a ser festejado é a chegada da VLI – Valor da Logística Integrado, uma das empresas da gigante Vale do Rio Doce, que opera em várias regiões do Brasil, com transportes de commodities agrícolas, atuando em corredores que rumam em direção aos principais portos do país, que incrementam a exportação, já está instalada no município de Porto Nacional, onde vai construir uma grande base para transbordo, via Ferrovia Norte - Sul. Quando em pleno funcionamento, o terminal de Porto Nacional terá capacidade de 60 mil toneladas e poderá descarregar até 30 caminhões por hora.
O acesso ao Pátio Multimodal, partindo da cidade de Porto Nacional, é atualmente mais fácil e rápido seguindo pela TO-050 até chegar a Palmas e de lá seguir sentido leste pela TO-080, sendo a distância total de aproximadamente 90km do centro da cidade de Porto Nacional e a 48km do aeroporto de Palmas. Apesar de estar localizado mais próximo à cidade de Palmas do que de Porto Nacional, o Pátio Multimudal gera receitas fiscais para o município e atrai múltiplos investimentos em suas redondezas.

O desenvolvimento do Pátio Multimodal está inserido na criação de uma Zona Especial de Negócio (ZEN), que tem como objetivo constituir um elo entre o interior do País aos grandes centros consumidores e ao Oceano, com indústrias e serviços agregados.
São benefícios do desenvolvimento do Pátio Multimodal:
• Redução dos custos de comercialização no mercado interno;
• Melhor desempenho econômico da malha ferroviária;
• Aumento da competitividade dos produtos brasileiros no exterior;
• Incentivos aos investimentos, a modernização e a produção agrícola;
• Aumento da renda e da distribuição da riqueza nacional.
O Pátio conta com uma área total aproximada de 70 hectares, distribuídos entre os 15 lotes existentes e com área destinada à futuras expansões. Na figura abaixo é possível observar a distribuição, a destinação e a área de cada um dos lotes, assim como os que já possuem empresas detentoras.
